FAQ'S

Vulcano FAQ`S
 

Perguntas Frequentes

A Vulcano dispõe de uma equipa especializada disponível para o ajudar a esclarecer as suas dúvidas. Consulte em primeiro lugar o conjunto de respostas às questões mais frequentemente colocadas pelos nossos utilizadores. No caso de não ficar esclarecido poderá formular uma nova questão à qual responderemos prontamente.

 

A Água Sanitária tem o caudal reduzido?

Verificar a pressão da alimentação da água; Verificar torneiras ou misturadoras, podem ter sujidade.

 

A caldeira aquece pouco?

Verificar termóstatos; Verificar a alimentação do gás.

 

A caldeira é ventilada e não arranca.

Verificar alimentação eléctrica.

 

A chama do queimador do esquentador apaga-se ao fim de algum tempo?

Verificar exaustão: possivelmente exaustão deficiente, melhorar ou alterar a exaustão.

 

Como é que converto o esquentador de gás natural para GPL?

A transformação do tipo de gás nos aparelhos de queima terá de ser efectuada por um técnico credenciado, uma vez que é necessário: trocar os injectores do gás e verificar a válvula de gás, normalmente denominada como "automático" de gás (se não apresentar desgaste nas "juntas" pode ser utilizada novamente); verificar todos os valores de pressão de gás com o esquentador instalado e em funcionamento. Pode contactar a nossa assistência técnica pelo número azul, de modo solicitar este serviço: 808 275 325.

 

Como funciona a tecnologia solar térmica?

Uma solução solar térmica é composta, basicamente, por um ou mais painéis que captam a energia proveniente do sol e por um depósito que armazene a água quente que sera posteriormente consumida.

 

Como funciona o hidrogerador?

Desenvolvido e patenteado pela Vulcano, o Hidrogerador doméstico mais pequeno do mundo garante a ignição do aparelho sem recurso a baterias, visto que o seu principio é idêntico ao de uma barragem, embora em menor escala. Ou seja, a passagem de água pelo esquentador permite o accionamento de uma turbina que gera energia, assim o esquentador não necessita de fontes externas de alimentação para o seu funcionamento, a energia necessária para a ignição é retirada do próprio movimento da água no seu interior.

 

Como posso evitar as variações de temperatura do duche, quando alguém abre uma segunda torneira?

A única forma de garantir que o facto de abrir uma segunda torneira não influência a temperatura da primeira é recorrendo à utilização de energia previamente acumulada. Esta alternativa está presente em algumas soluções que a Vulcano dispõe, como é o caso da caldeira mural Aquastar, que incorpora um sistema de microacumulação, ou o recurso a um depósito de acumulação, associado a uma caldeira.

 

Como seleccionar o sistema solar Vulcano que mais se ajusta às minhas necessidades?

De uma forma muito simples poderá obter informação sobre os sistemas solares da Vulcano que mais se adaptam às suas necessidades, consultando o Menu Aconselhamento/Selecção do Aparelho/Solar. Posteriormente poderá também enviar um e-mail para: projectos.aconselhamento@pt.bosch.com

 

Embora o aquecimento esteja ligado e a caldeira arranque, os radiadores não aqueçam.

Verificar termóstatos; Verificar se as cabeças termoestáticas dos radiadores se encontram devidamente ajustadas.

 

O esquentador apaga-se durante a utilização?

Limitador de temperatura actuou; após 10m voltar a pôr o aparelho em funcionamento se o fenómeno se repetir chamar os serviços técnicos.

 

O esquentador faz faísca mas não inflama?

Abrir torneira de água quente completamente; Verificar alimentação do gás; Se o aparelho tem pilhas verificar se estão gastas ou mal colocadas; Se aparelho com gerador verificar se o interruptor está desligado.

 

O fornecimento de água quente pode ser garantido em qualquer época do ano?

Um sistema de energia solar térmica pode produzir uma poupança considerável nas águas quentes sanitárias garantindo o correcto fornecimento durante todo o ano. É recomendada a instalação de um sistema de apoio (esquentador ou caldeira e/ou depósito de acumulação) para fornecer energia complementar, proporcionando o nível de conforto desejado a cada momento, fazendo face às diferentes condições climatéricas do país durante o ano.

 

O investimento compensa?

Em média o investimento num sistema solar é recuperado após 5 ou 6 anos. Terminada a recuperação do investimento o utilizador ganha os 100% de poupança proveniente da instalação solar durante mais de 10 anos e durante a vida útil do equipamento. Estima-se uma vida útil entre os 15 e os 20 anos.

 

O meu esquentador apaga-se porque tem o tubo de saída dos gases de combustão muito curto. Existe algum aparelho que force a saída do ar?

Sim, a Vulcano dispõe de uma gama de esquentadores Ventilados, com extractor mecânico dos gases da combustão, ou seja, que forçam a saída dos produtos de combustão para o exterior. Existem aparelhos com capacidades de fornecimento de água quente de 12 e 20l/min.

 

O que caracteriza um esquentador?

Um esquentador é um sistema de produção de águas quentes, utilizando o gás como fonte de energia. O sistema de ignição pode ser por baterias (pilhas), hidrogerador ou eléctrico. A potência pode ser variável (modulação da chama) ou fixa. Os esquentadores possuem ainda diferentes formas de exaustão: exaustão natural, ventilada ou estanque. Os esquentadores da Vulcano têm as seguintes capacidades (consoante a gama): 5l, 11l, 14l, 17l, 18l, 24l e 27l.

 

O que é um sistema de aquecimento central?

Um esquentador é um sistema de produção de águas quentes, utilizando o gás como fonte de energia. O sistema de ignição pode ser por baterias (pilhas), hidrogerador ou eléctrico. A potência pode ser variável (modulação da chama) ou fixa. Os esquentadores possuem ainda diferentes formas de exaustão: exaustão natural, ventilada ou estanque. Os esquentadores da Vulcano têm as seguintes capacidades (consoante a gama): 5l, 11l, 14l, 17l, 18l, 24l e 27l.

 

O que é um sistema de aquecimento central?

O conceito de aquecimento central está desde sempre associado ás necessidades de conforto que foram evoluindo ao longo dos tempos. O aquecimento central funciona graças a três componentes indispensáveis. No caso dos apartamentos e moradias, por exemplo, é necessária uma caldeira mural (fonte quente), onde é produzida a energia em forma de calor através da queima de combustível (gás). Além deste elemento, os radiadores (ou toalheiros aquecidos) são os responsáveis pela transferência de calor ganho pela água que circula através das canalizações e, por conseguinte, dissipa o calor pelas várias divisões da casa, aquecendo o ambiente. Cada radiador pode estar adaptado com uma cabeça termoestática para controlar o calor emitido para os respectivos espaços da habitação. Desta forma, o utilizador ganhará em conforto e economia. Os sistemas de aquecimento central aliam o aquecimento da temperatura ambiente da sua habitação ao aquecimento de água para utilizações domésticas (cozinhas, casas de banho e torneiras). Após o aquecimento efectuado na caldeira, a água quente percorre toda a rede de tubagem até chegar aos diversos radiadores e toalheiros que compõem o sistema, provocando o aumento da temperatura ambiente.

 

Onde são normalmente utilizados esquentadores estanques?

A Vulcano dispõe de uma gama de aparelhos estanques, que possuem um câmara de combustão estanque e um ventilador incorporado, que força a exaustão dos gases de combustão e admissão de ar novo, através de uma chaminé dupla concêntrica, sendo por isso ideias para a montagem em locais onde não exista chaminé, em locais pequenos sem ventilação ou em locais com ambiente corrosivo ou poluído.

 

Quais as principais aplicações da energia solar térmica de baixa temperatura?

As principais aplicações da energia solar térmica são: - Preparação de água quente sanitária - Aquecimento da água de piscinas - Apoio a aquecimento por piso radiante

 

Quais os benefícios fiscais?

O Orçamento de Estado para 2009 prevê a possibilidade de dedução à colecta de IRS até 30% do investimento com limite máximo de 796€, para quem fizer um investimento em equipamento de energias renováveis, independentemente de ser detentor de um crédito para habitação. Com esta medida pode existir uma redução de 2 a 3 anos no período de amortização do investimento numa solução solar térmica.

 

Quais os dispositivos de segurança existentes num esquentador?

Para a Vulcano, é fundamental garantir os mais elevados níveis de segurança. Por isso os nossos modelos encontram-se equipados de série com diversos mecanismos que actuam sobre todas as fontes de perigo potencial para o utilizador ou instalação. Destacamos: sonda de corte em caso de deficientes condições de exaustão - este dispositivo bloqueia o automático de gás sempre que ocorre extinção acidental da chama, deste modo garante-se que não há derrames acidentais de gás cuja acumulação possa criar condições propícias à ocorrência de explosão; dispositivo de detecção de retorno de gases queimados para o exterior da habitação - garante a segurança do utilizador no que diz respeito à ocorrência de intoxicações e a sonda de ionização.

 

Qual a diferença entre energia solar térmica e energia solar fotovoltaica?

A energia solar térmica é aquela que aproveita a luz do Sol para produzir água quente, apoio a aquecimento central e piscinas.

A energia solar fotovoltaica permite transformar a energia solar em electricidade. Esta energia pode ser consumida directamente no local onde é produzida, armazenada ou transferida para a rede eléctrica. Os projectos de microgeração obrigam também à instalação de uma solução solar térmica.

 

Qual a diferença entre um sistema de águas directas e um sistema de acumulação?

Um sistema de águas directas funciona de forma semelhante a um esquentador. Porém, para além de aquecer a água para as utilizações domésticas permite garantir o conforto do aquecimento central da sua habitação. Um sistema de acumulação caracteriza-se pela existência de um reservatório/depósito que permite acumular um determinado volume de água quente e consequentemente garantir-lhe simultaneidade de banhos.

 

Qual a diferença entre um sistema solar por termossifão e um sistema solar por circulação forçada?

Sistema Solar por Termossifão: Este sistema é composto por um painel plano e um depósito de água que se encontra na parte superior do painel. A água sanitária é aquecida através de um líquido solar que circula entre o painel e o depósito em circuito fechado. Esta transferência de calor é efectuada com recurso a um permutador de calor. A circulação do líquido solar produz-se pela alteração das respectivas densidades, provocada pelas diferentes temperaturas do circuito de ida e retorno. O princípio é simples: o fluído quente é menos denso do que o fluído frio, fazendo com que o que está quente suba, e o que está frio desça. Para que este princípio funcione é necessário que o depósito se encontre em cima do painel.

Sistema Solar por Circulação Forçada: Este sistema é composto por um conjunto de equipamentos, especificamente painéis solares, depósito, grupo de circulação, central de controlo, entre outros. O funcionamento é semelhante ao sistema por termossifão, mas neste caso apenas os painéis ficam no exterior e a circulação do líquido solar tem de ser forçada entre o painel e o depósito, pelo grupo de circulação e gerida por uma central de controlo.

 

Qual a diferença entre uma caldeira estanque ou de exaustão natural?

Um aparelho estanque possui uma câmara de combustão fechada, pelo que a queima do combustível não utiliza o ar envolvente. A entrada do ar novo para a queima bem como a extracção dos gases da combustão, faz-se através de uma chaminé dupla concêntrica especial para estes aparelhos. Um aparelho de extracção natural instala-se com uma chaminé, normalmente de tubo de alumínio flexível, o ar utilizado na queima é o ar envolvente, e para a extracção dos gases da combustão há que respeitar regras de instalação, nomeadamente 30 cm de chaminé na vertical antes de fazer qualquer curva.

 

Qual a poupança que pode obter com uma solução solar térmica?

Em termos médios, é possível poupar até 75% na factura de aquecimento de água. Inclusivamente no Verão, quando as temperaturas exteriores são mais elevadas, o aquecimento da água poderá ser 100% garantido pela energia solar.

 

Qual a pressão máxima e a mínima para o bom funcionamento de esquentador WB11?

Tal como indicado no manual de instalação e manuseamento do esquentador, a pressão máxima admissível e mínima, respectivamente, é de 12 bar e 0,15 bar. O valor da pressão mínima será meramente representativo do valor mínimo para o queimador abrir.

 

Qual é a melhor opção gás ou gasóleo?

A Vulcano dispõe de uma gama variada de caldeiras, de gás e gasóleo. Neste momento, o gasóleo é mais económico (menor custo por caloria) do que o gás. No entanto, os equipamentos requerem um investimento inicial mais elevado, mais espaço para a sua instalação, visto ser necessário um depósito para o armazenamento do gasóleo. Por estas razões, e pela diversidade de factores associados a esta decisão não é possível afirmar a priori qual a opção melhor, pois esta depende de vários factores e muitas vezes o que é favorável numa opção acaba por não o ser de acordo com outros factores. Há que ter ainda em conta do tipo de instalação pretendida.

 

Tenho um sistema de aquecimento central por caldeira. O nível de água encontra-se abaixo de 1 bar e eu não sei como efectuar o enchimento.

Para responder à sua questão necessitamos de ter informação sobre modelo da sua caldeira. Se for uma caldeira de águas directas (designação ZW...) tem a torneira de enchimento próximo das válvulas de corte da barra de ligações. Pode consultar o manual de instalação e manuseamento da sua caldeira, no parágrafo denominado por "Construção do aparelho ZW...". Se for uma caldeira acoplada a um depósito acumulador (designação ZS) a torneira de enchimento pode ficar em qualquer lugar da instalação, mas normalmente está próxima da tomada de água fria do depósito.

 

Utilizando um esquentador é possível tomar banho em mais do que uma casa de banho em simultâneo?

Por questões de conforto esta possibilidade é bastante limitada, não sendo aconselhável nos aparelhos de menor capacidade.

 

Consultei na internet o vosso catálogo de esquentadores de exaustão forçada, sendo o esquentador do vosso catálogo modelo WR300 KME. No entanto, consultei um vosso representante ou vendedor que me mostrou o modelo WR300-7 KVM 1. Gostaria que me informassem se existe alguma diferença entres estes modelos?

O esquentador é o mesmo: gama CLICK ventilado, modelo WR 300 KME, 12 litros, ventilado. A ref. KME diz-nos que o aparelho tem ventilador incorporado, a ref. KVM1 é uma referencia de fábrica, tem a ver com a "geração" do esquentador.

 

Como escolher o sistema de aquecimento apropriado às minhas necessidades?

O sistema de aquecimento apropriado depende de um conjunto de condições, nomeadamente a área da habitação, a localização geográfica, o isolamento, o pé direito e o número de divisões. Desta forma é necessário um adequado dimensionamento e por isso aconselhamos que contacte o nosso Gabinete de Estudos e Dimensionamento através de projectos.aconselhamento@pt.bosch.com.

 

Onde posso adquirir peças de reparação para aparelhos Vulcano?

Todos os postos de Assistência Técnica dispõem de peças de reparação originais Vulcano. Em caso de alguma dúvida não hesite em contactar-nos pelo número azul 808 275 325.

 

Notícias Vulcano em 1ª mão

Consulte as notícias mais recentes da Vulcano nas mais diversas áreas.

Mantenha-se informado aqui!

Assistência Técnica

Faça o seu pedido de Assistência Técnica.

Assistência aqui!