CLIMATIZAÇÃO

   
Próxima página 
Voltar 
  •  
  •  
  •  
  •  

Seleção do aparelho mais adequado à sua situação

A Vulcano tem uma gama diversificada de unidades de https://www.vulcano.pt/consumidor/productos/category_785 Ar Condicionado e Bombas de calor à sua disposição.

Para escolher o tipo de unidade mais adequado às suas necessidades deverá refletir sobre a utilização pretendida.

Encontre aqui a sua solução Vulcano!

 

A aposta da Vulcano centra-se, principalmente, em oferecer aparelhos com características e funcionalidades que contribuam para uma atmosfera confortável, com a temperatura e humidade desejadas.

 

Ar Condicionado

Quando o objetivo é uma solução versátil e modular para climatização, com produção de frio, calor e possibilidade de desumidificação, a Vulcano coloca à disposição dos seus clientes uma gama diversificada de unidades de ar condicionado, em função das suas necessidades distintas, e apropriados a cada especificidade de utilização:
Arrefecimento e/ou aquecimento
• Quantidade de divisões e especificidade das mesmas
• Locais de instalação das Unidades Interiores
• Clima do local de instalação

As unidades de Ar condicionado Vulcano são especialmente aplicáveis no caso de remodelação, ou simplesmente para necessidades pontuais de uma divisão. Dada a sua modularidade, permitem ser integradas de forma simples em qualquer divisão sem necessidade de intervenções estruturais.

 

Bombas de Calor

Quando o objetivo é uma solução completa e centralizada de produção de calor, frio e A.Q.S., a Vulcano disponibiliza o sistema AquaSmart, que oferece um processo de climatização integrado e eficiente, especialmente orientado para aplicações domésticas.

As bombas de calor ar/água extraem a energia gratuita do ar exterior - calor e aquecimento de águas sanitárias - ou removem o calor no Verão - arrefecimento da casa - proporcionando conforto com significativas poupanças de energia.

Estes equipamentos são compostos por duas unidades, uma unidade exterior com todos os elementos necessários para poder absorver a energia do ar exterior, bem como para dissipar calor no Verão e uma unidade interior que possui um módulo hidráulico com funções distintas, segundo o serviço pretendido: aquecimento, arrefecimento ou águas quentes sanitárias.

A Bomba de Calor AquaSmart é ainda versátil, pois foi concebida para ser totalmente compatível com os sistemas de aquecimento e água quente sanitária existente. As diferentes versões de unidades interiores facilitam a adaptação às diferentes necessidades dos utilizadores, consoante o serviço pretendido.

 

Uma boa instalação de climatização começa por um diagnóstico preciso do projeto ou obra existente, a fim de propor uma solução técnica que corresponda plenamente às necessidades da habitação.

A determinação de carga térmica (arrefecimento, aquecimento e A.Q.S.) a fornecer é um passo fundamental na seleção do equipamento adequado. Este Aconselhamento deverá ser obtido através de um estudo térmico rigoroso efetuado por um gabinete de projeto especializado.

Em habitações existentes, na ausência de informação detalhada quanto às necessidades térmicas da habitação, deverão ser respeitadas as potências e condições de funcionamento dos diversos elementos emissores de calor que compõem o sistema, tais como: radiadores e toalheiros, piso radiante ou ventilo-convetores.

Destacamos os principais factores a ter em consideração na determinação das necessidades da sua habitação para o aquecimento central:

Localização: a variabilidade do clima nos diferentes concelhos do país influencia, entre outros parâmetros, as temperaturas médias do ar exterior na estação que aquecimento, as quais por sua vez influenciam de forma muito significativa nas perdas de calor da habitação

Tipo de habitação: Habitar num prédio, quando comparado com uma moradia, tipicamente resulta tipicamente que a nossa habitação está em contacto com outras que poderão estar também a ser aquecidas, isto é, reduzem-se de forma significativa as possibilidades de perda de calor e consequentemente as necessidades de potência do equipamento.

Área de pavimento e tipologia: a área útil da habitação que se pretende aquecer, é o principal indicador utilizado para inferir de forma aproximada as necessidades de aquecimento, pela relação direta que apresenta com as superfícies por onde a habitação poderá perder calor (paredes, janelas, tetos, pavimento).

A tipologia da habitação é importante por permitir estimar o número de utilizadores habituais, entre outros parâmetros, tendo como principal influência os consumos de A.Q.S.

Ano de construção e tecnologias de construção: outro parâmetro de grande influência na avaliação das necessidades térmicas da habitação é o tipo de construção e materiais utilizados. Ao longo dos anos as tecnologias e matérias tem evoluído e melhorado de forma determinante a qualidade da envolvente e a eficiência energéticas das habitações.

As diferenças entre o tipo de parede (dupla, simples, com isolamento e/ou caixa de ar, caixilharias, entre outros elementos) têm uma influência determinante na avaliação de necessidades térmicas. O ano de construção é um indicador adicional que permite apurar as tecnologias mais provavelmente utilizadas.

Equipamentos existentes: no caso de remodelações é fundamental a caracterização dos sistemas existentes quando o objectivo é a troca do equipamento, como por exemplo a caldeira. A avaliação e possível adequação do novo sistema deverão ser efectuadas por um profissional com experiencia, com vista a garantir a total compatibilidade do sistema.

 

Ar Condicionado

Tecnologia Inverter DC: Função modulação automática
A função de modulação do ar condicionado Vulcano permite regular a potência calorífica ou frigorífica. Quando as necessidades são altas, o compressor funciona em plena capacidade. Quando as necessidades são mais baixas, o compressor reduz a sua velocidade. Esta autogestão inteligente evita os tempos de inatividade e os reinícios frequentes que estão na origem de perdas térmicas, do consumo excessivo e desgaste do compressor. Para além disso, o ar condicionado Vulcano garante arranques muito suaves. Graças a esta regulação, o coeficiente de rendimento do ar condicionado fica otimizado em todas as estações do ano, o que se traduz em poupança de energia.

5 modos de funcionamento
Em função das necessidades dos clientes, e para um maior conforto e eficiência, todos os equipamentos possuem 5 modos de funcionamento.

Modo Automático
Se a temperatura ambiente é superior ou inferior à temperatura pré-definida, o sistema alterna automaticamente entre os vários modos de frio e calor.

Modos de Frio e Calor
Permite seleccionar a temperatura ambiente desejada e a velocidade do ventilador.

Modo Ventilador-Turbo
Permite selecionar a velocidade do ventilador sem ligar a Unidade Exterior.

Modo Desumidificação
Se a temperatura ambiente é superior à temperatura pré-definida, o equipamento funcionará em modo frio com o ventilador a baixa temperatura. Caso a temperatura ambiente seja inferior à temperatura pré-definida, o período de arranque e paragem do compressor e do ventilador assumirá um ciclo de repetição fixo, em função da diferença entre a temperatura ambiente e a temperatura pré-definida.

Funções Inteligentes
Os equipamentos de ar condicionado Mono-split e Multi-split da Vulcano oferecem diversas funções para um melhor aproveitamento do equipamento e consequente poupança de energia.

Protecção Anti-gelo inteligente
Aproveita o funcionamento do equipamento em modo calor, melhorando-o e obtendo uma poupança considerável.

Protecção de Rearme automático e Anti-congelação
Se ocorrer um corte de energia elétrica, o equipamento memoriza as definições actuais para voltarem a ser utilizadas quando a energia elétrica for restabelecida.

Função Sleep
Controla a temperatura ambiente, durante a noite, aumentando ou diminuindo 1 grau na primeira hora e 2 graus na segunda hora de funcionamento.

Função Auto-limpeza
Permite o funcionamento contínuo do aparelho durante 3 minutos após desligar, evitando a formação de bolores e outros fungos.

Função Swing
Permite uma melhor distribuição do ar, movimentando o deflector automaticamente.

Função Diagnóstico de anomalias
Indica o código de erro em caso de anomalia.

Modo Turbo
Permite alcançar a temperatura desejada mais rapidamente, através de uma velocidade de ventilação mais elevada.

 

Bomba de Calor

Tecnologia Inverter DC: Função modulação automática

O calor e o frio são regulados automaticamente de forma eficiente. A função de modulação da bomba de calor Vulcano permite regular a potência calorífica ou frigorífica. Quando as necessidades são altas, o compressor funciona em plena capacidade. Quando as necessidades são mais baixas, o compressor reduz a sua velocidade. Esta autogestão inteligente evita os tempos de inactividade e os reinícios frequentes que estão na origem de perdas térmicas, do consumo excessivo e desgaste do compressor. Para além disso, a Bomba de Calor Vulcano ClimaEco garante arranques muito suaves. Graças a esta regulação, o coeficiente de rendimento da bomba fica optimizado em todas as estações do ano, o que se traduz em poupança de energia.

A Bomba de Calor AquaSmart conta com modulação automática de potência. Disponibiliza uma temperatura de água até 70ºC:

• O coeficiente de desempenho (C.O.P.) é excepcional: a partir de um baixo consumo de energia, a Bomba de Calor ar/água Vulcano quadriplica a quantidade de energia fornecida. Por exemplo, por 1 kW/h de electricidade consumida, este equipamento produz 4,1 kW/h de energia térmica quando a temperatura exterior é de 7° C, e em frio, remove 4,0 kW/h de energia térmica quando a temperatura exterior é de 35ºC.

• A Bomba de Calor foi concebida para funcionar com temperaturas exteriores extremas entre -20°C até 46°C.

• O funcionamento é muito silencioso, mesmo em pleno funcionamento. O sistema está particularmente bem isolado, produzindo apenas 49 dB a uma distância de 1 metro.

• A água quente está disponível em função das necessidades. Ao instalar o módulo hidráulico ClimaEco AWM, o equipamento proporciona um elevado conforto a nível de A.Q.S., com o seu acumulador de 145 litros.

Tecnologia inovadora e amiga do ambiente: Função economia

Utilização da energia elétrica:

A electricidade é usada apenas para o acionamento do compressor. Com uma temperatura exterior de -5º C, a Bomba de Calor Vulcano pode obter energia do ar suficiente para cobrir todas as necessidades de aquecimento e de A.Q.S. da casa. Oferece ainda a possibilidade de funcionar - com o apoio elétrico já integrado nos seus módulos ClimaEco AWM e ClimaEco AWE - de forma simultânea com a bomba a fornecer a energia adicional necessária ao aquecimento ou de forma independente, o que se regula através do controlador Rego 800 Inverter, otimizando ao máximo a eficiência do funcionamento do sistema.

Ajusta o consumo de acordo com as necessidades:

• A potência de aquecimento ou de refrigeração ajusta-se de forma instantânea e automática graças à sua regulação Rego 800 Inverter. O funcionamento da bomba adapta-se de forma inteligente à temperatura desejada para o interior da casa.

• O consumo elétrico é assim reduzido ao mínimo graças à regulação Rego 800 Inverter. Durante os dias mais frios do ano, a bomba calcula e regula de forma constante a quantidade de energia adicional que necessita de produzir, com uma elevada precisão.

 

Ar Condicionado

O princípio básico de funcionamento dos sistemas de ar condicionado assenta no transporte de calor de um lugar para o outro.

Este processo requer uma Unidade Interior, uma Unidade Exterior, tubos de cobre que ligam ambas e uma tubagem para drenagem de condensados da unidade interior e outro da unidade exterior, sendo que o refrigerante circula entre as unidades através destes tubos, absorvendo a energia de uma e libertando-a na outra.

O processo de arrefecimento efectua-se através da circulação de gás refrigerante, cuja função é reduzir ou manter a temperatura de um determinado ambiente. Para isso, deve extrair-se calor do lugar que queremos climatizar e transferi-lo para outra unidade com temperatura superior, passando pelos estados de expansão, evaporação, compressão e condensação.

Para o ciclo de aquecimento, o funcionamento é o oposto da refrigeração. O calor é extraído do exterior passando pelos mesmos estados e processos, sendo posteriormente libertado no interior.

Sistemas mono-split:
Os sistemas mono-split são compostos por uma unidade interior e uma unidade exterior e permitem climatizar um único espaço.
A modularidade do sistema implica que haja um conjunto por espaço, permitindo total independência e facilidade de integração em habitações existentes.
Deveram ser observadas as distâncias máximas de tubagem entre a unidade interior e exterior.

Sistemas multi-split:
Os sistemas multi-split são compostos por uma unidade exterior e até 4 unidades interiores, permitindo climatizar várias divisões com uma única unidade exterior.
Deverão ser respeitadas as distâncias máximas de tubagem entre a unidade exterior e as várias unidades interiores, sendo tipicamente aplicáveis em nova construção dada a possibilidade de instalação de tubagem pelo interior das paredes, desde a unidade exterior até cada uma das unidades interiores.

Condensados:
O processo de arrefecimento do ar ambiente prova a condensação da humidade existente. Os condensados gerados deverão ser conduzidos para um esgoto através de tubagem própria para o efeito.
É fundamental prever o escoamento de condensados da unidade interior sob pena de provocar dados por água no espaço a climatizar.

 

Bomba de Calor

As unidades bomba de calor Ar-Água Clima eco da Vulcano, permitem a produção centralizada de calor e frio, sendo a distribuição até aos locais a climatizar efectuada com recurso a uma rede hidráulica.

Unidade Exterior:
A unidade exterior é um equipamento compacto desenhado para ser instalado no exterior, e que contém os seguintes elementos:
• Compressor hermético modulante por frequência com tecnologia Inverter DC.
• Válvula de expansão.
• Válvula de quatro vias para permitir o seu funcionamento reversível (calor/frio).
• Permutador de calor de alto rendimento ar/água que funcionará como condensador ou evaporador, dependendo do modo de operação da bomba de calor (arrefecimento ou aquecimento).
• Outro permutador completamente isolado do exterior, onde o refrigerante que circula por este circuito fechado cede ou absorve o calor da água do circuito primário do interior das áreas a climatizar.
• Circuito fechado contendo Refrigerante R410a, que vem carregado de fábrica.

Unidade Interior:
A unidade interior permite distribuir o frio ou o calor na habitação através de um módulo hidráulico com versões distintas em função das necessidades:
• Integrar a climatização e produção de A.Q.S. num sistema integrado.
• Climatizar aproveitando um sistema já existente para a produção de A.Q.S.
• Só climatizar com um equipamento de frio/calor totalmente autónomo.

Circuito hidráulico de aquecimento:
A função Aquecimento tem como principal objectivo proporcionar calor. A bomba absorve e aproveita a energia do ar exterior à habitação, pois este acumula o calor do sol de forma contínua, inclusive no Inverno. A nova ClimaEco absorve esta energia natural e converte-a em calor para aquecer água a uma temperatura de 60° C, ideal para alimentar os circuitos de aquecimento. Também pode ser utilizada para produzir A.Q.S.

Este calor produzido pode ser distribuído para o interior da casa por 3 vias:
• Aquecimento por radiadores convencionais
• Aquecimento por piso radiante
• Aquecimento por ventilo-convectores

Circuito hidráulico de arrefecimento:
A função Arrefecimento tem como principal objectivo alcançar e manter uma temperatura interior confortável no Verão. Assim, o calor pode ser removido do interior da casa por duas vias:
• Refrigeração por piso refrescante: utiliza-se o mesmo sistema que o do piso radiante no Inverno. A Bomba arrefece a água que circula a uma temperatura entre 18º C e 23º C. Este é o método de arrefecimento mais económico, no entanto apresenta algumas limitações quanto à capacidade máxima de arrefecimento, podendo em algumas circunstâncias.
• Refrigeração por ventilo-convectores: solução potente e silenciosa, desumidifica e arrefece rapidamente as divisões mantendo-as à temperatura desejada.

 

O aquecimento através de ar condicionado quando comparado com sistemas eléctricos convencionais por efeito de joule (resistência eléctrica; radiadores a óleo; outros), contribuem de forma determinante para a melhoria da certificação energética da habitação.

Nos sistemas convencionais por radiador eléctrico a óleo ou seco, por cada kWh de energia eléctrica consumida o radiador fornece aproximadamente 1 kWh de calor.

Nos sistemas de ar condicionado e bomba de calor, dependendo do rendimento de cada tipo de aparelho, por cada kWh de energia eléctrica consumida, o equipamento pode fornecer ou retirar ao espaço até 4 kWh de calor (modo de aquecimento/modo de arrefecimento).

O princípio de funcionamento tira partido dos efeitos termodinâmicos decorrentes do aumento/redução de pressão do gás refrigerante, permitindo transportar o calor do ambiente exterior para o interior (Modo de Aquecimento) ou o inverso (modo de arrefecimento), sendo a energia eléctrica consumida unicamente para alimentar o compressor de move o fluido através do ciclo entre a unidade exterior e a unidade interior.

Deste modo, os sistema de ar condicionado e bomba de calor permitem poupanças de energia eléctrica até cerca de 75% quando comparadas com aparelhos convencionais como radiadores eléctricos.

Esta poupança de energia eléctrica traduz numa poupança dos combustíveis fosseis consumidos nas centrais térmicas, contribuindo desta forma para a redução nas emissões de CO2 e melhoria da eficiência energética da habitação.

A combinação de equipamentos bomba de calor e/ou ar condicionado com sistemas de energias renováveis como solar térmico permitem obter fortes poupanças energéticas. Permitem ainda atingir as melhores classificações energéticas de acordo com a análise descrita nos decretos de lei:

• Decreto-Lei n.o 80/2006 de 4 de Abril – RCCTE: Regulamento das Características e Comportamento Térmico dos Edifícios

• Decreto-Lei n.o 79/2006 de 4 de Abril – RSECE: Regulamento dos Sistemas Energéticos e de Climatização em Edifícios

 

Serviço Pós-Venda

808 275 325
(2ª a 6ª, 9h00-19h00)

Assistência aqui!

Contratos de Manutenção

A Vulcano apresenta-lhe a solução para o descanso total!

Conheça-os aqui