HISTORIAL

Vulcano Historial
 

Conheça a história da Vulcano até aos dias de hoje

A Vulcano iniciou a sua atividade em Cacia, Aveiro, a 17 de Março de 1977 e dedicou-se à fabricação e comercialização de esquentadores a gás em Portugal. Conheça a história da marca até aos dias de hoje.

 

1977

A Vulcano iniciou a sua actividade em Cacia, Aveiro, a 17 de Março de 1977. Dedicou-se à fabricação e comercialização de esquentadores a gás em Portugal, baseando o seu funcionamento num contrato de licenciamento com a Robert Bosch para a transferência da tecnologia utilizada pela empresa alemã para produção dos seus esquentadores.

 

1983

A empresa introduz a marca Vulcano para o mercado Português.

 

1985

Em apenas 2 anos, a marca Vulcano torna-se líder no mercado de esquentadores em Portugal.

 

1988

A Vulcano é a 2ª Empresa a obter a Certificação do Sistema de Qualidade.

Com a aquisição da maioria do capital pelo Grupo Bosch, as Instalações Fabris Vulcano passam a integrar a divisão de Termotécnica da Bosch, que transfere para Portugal competências e equipamento existentes iniciando um processo de especialização dentro do Grupo.

 

1992

A Vulcano Termodomésticos SA atinge a liderança europeia de esquentadores a gás.

 

1993

Criação de um Centro de Investigação e Desenvolvimento (I &D) que permitiu à Vulcano ir apresentando sucessivas inovações no mercado, a nível mundial.

A Vulcano torna-se líder incontestada de mercado, reconhecida como a marca tecnologicamente mais evoluída, sendo este o fruto de uma bem sucedida estratégia de investimento em Investigação & Desenvolvimento.

 

1994

A Vulcano desenvolve e introduz o primeiro esquentador Inteligente no mercado, com ignição electrónica por baterias. Esta inovação provoca uma total revolução no mercado de esquentadores e permite à empresa a consolidação da liderança do mercado nacional e europeu.

Este lançamento é acompanhado com outros desenvolvimentos, desde o novo automático de água em poliamida até ao posterior e bem conhecido esquentador CLICK.

 

1995

Beneficiando de sinergias no desenvolvimento de aparelhos de queima a gás (esquentadores), a Vulcano Termodomésticos SA iniciou, em 1995 a produção de um novo modelo de caldeiras murais a gás, constituindo hoje parte importante do negócio.

 

1999

A Vulcano produz mais de 1 milhão de esquentadores.

 

2000

É lançado o esquentador mais evoluído do mercado, utilizando uma inovação mundial e exclusiva, patenteada pela Vulcano: hidrogerador mais pequeno do mundo dando origem ao novo esquentador Click HDG.

 

2001

Escreve-se mais uma página na história do mercado dos esquentadores. Após vários anos de pesquisa e desenvolvimento, a Vulcano lança no mercado uma nova dimensão de esquentadores agora, compactos, que reduzem em cerca de 27% o tamanho do aparelho.

 

2002

Líder do mercado europeu desde 1992, e terceiro produtor mundial de esquentadores, a Vulcano Termodomésticos SA torna-se Centro de Competência com responsabilidade Mundial no Grupo Bosch do produto esquentador, estando sob a sua tutela a concepção e desenvolvimento de novos aparelhos bem como a sua fabricação e comercialização.

 

2003

Reforço da liderança tecnológica com o lançamento do esquentador Sensor Plus com controlo remoto e do World One com capacidade para 24 l/mn (apenas para o mercado Americano).

Ainda em 2003, a Vulcano obteve a Certificação de Qualidade actualizada para ISO 9001-2001 e a Certificação Ambiental de acordo com a norma ISO 14001. Estas certificações são o reconhecimento da utilização dos mais elevados padrões de qualidade, da integração harmoniosa e participativa no meio em que a Vulcano se insere, e o total respeito pelas normas ambientais.

 

2004

A dimensão reduzida dos aparelho passam a ser standard da Vulcano, e é neste ano que lançamos a nova caldeira mural a gás, a Babystar também formato compacto.

A Vulcano passa a ser certificada pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação, em conformidade com o sistema de gestão da qualidade com a norma internacional ISO 9001:2000.

A nível da Assistência Técnica, foram definidos critérios rigorosos de nível de serviço de qualidade, criando e implementando o conceito de Assistência Certificada.

 

2005

Neste ano de 2005, a Vulcano volta a revolucionar o mercado apresentando uma nova gama de esquentadores compactos, com design totalmente renovado. A Vulcano alia a este lançamento um conjunto de acções, nomeadamente didácticas que forçam a liderança também nos aspectos de segurança.

A Vulcano decide apostar numa nova área de negócio: a Energia Solar. É uma aposta no ambiente e nas energias renováveis antecipando-se mais uma vez aos imperativos legais e às necessidades da sociedade.

Também aliado às preocupações ambientais, a marca Vulcano lança a nova gama de caldeiras murais a gás: a Greenstar. Esta caldeira utiliza a tecnologia de condensação, que permite a eficiência e simultaneamente reduzir as emissões de CO2 e NOx para o meio ambiente.

Foi obtido neste ano o Registo no EMAS, sendo este o Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria instituído pelo Regulamento (CE) nº 761/2001 de 19 de Março e tem por objectivo a avaliação e melhoria do desempenho ambiental das organizações. A Vulcano mostra que é uma empresa que se posiciona entre as melhores nesta matéria.

São investidos 3,6 milhões de Euros em Investigação e Desenvolvimento, cerca de 2,5% do volume de negócios da Vulcano e quatro vezes mais que a média nacional.

 

2006

Os esquentadores da Vulcano Click HDG e Click! ganham o prémio internacional 2006 de design industrial 'iF', num dos concursos mais conceituados a nível mundial na área do design industrial.

Mantendo-se fiel à política de investimento em Investigação & Desenvolvimento, a Vulcano lança no mercado a segunda geração de esquentadores ventilados, agora em formato compacto: Click! Ventilado Compacto.

Ainda em 2006 é introduzida no mercado a caldeira mural a gás, a Lifestar, que vem proporcionar ao utilizador mais conforto com versões até 28-30kW nas águas quentes sanitárias e no controlo da caldeira através do seu display digital LCD.

Estas inovações estão inseridas em 2 vectores: conforto (mais potência, facilidade de manuseamento e controlo) e segurança (versões ventiladas, display com modo de diagnóstico, códigos de anomalia, entre outros).

São estas e outras inovações que ao longo dos anos têm garantido à Vulcano a liderança no mercado de água quente.

 

2007

A designação social de Vulcano Termodomésticos S.A. foi alterada para BBT Termotecnologia Portugal S.A. a 1 de Fevereiro de 2007, alinhando-a desta forma com a designação do Grupo.

Em 2007, comemorou-se a produção da Caldeira Vulcano 1 Milhão (Lifestar) e do Esquentador Vulcano 15 Milhões (Click! Ventilado de 14 litros).

A Vulcano reforça a sua aposta na área de solar lançando uma nova gama de soluções solares. Foram também introduzidos no mercado novos produtos como os termoacumuladores eléctricos - gamas NaturaAqua e EasyAqua - e os emissores térrmicos - gamas domótica, digital e electrónica.

 

2008

A designação social da BBT Termotecnologia Portugal S.A. foi alterada para Bosch Termotecnologia S.A. a 1 de Janeiro de 2008, estabelecendo uma identificação clara como parte do Grupo.

 

2009

A Vulcano lançou no mercado a gama de esquentadores termostáticos: Sensor Ventilado, Sensor Green, Sensor Estanque e Sensor HDG. Os esquentadores termostáticos da Vulcano permitem seleccionar a temperatura da água grau a grau, são compatíveis com os sistemas solares e garantem a máxima estabilidade da temperatura da água. Esta inovação electrónica permite, adicionalmente, obter economia de gás.

A Vulcano renovou a sua identidade com o objectivo de reforçar dos seus valores e posicionamento no mercado. Pioneirismo, vanguarda, confiança e nacionalidade são os pilares da nova estratégia de marketing e comunicação da empresa.

Em 2009, a Vulcano lançou ainda no mercado português a nova caldeira mural de condensação Aquastar Green da Vulcano. A tecnologia de condensação permite garantir mais eficiência e simultaneidade e reduzir a emissão de CO2 e NOx para o ambiente.

No âmbito das energias renováveis, o Ministério da Economia e da Inovação, lançou o Programa de Incentivos à utilização de Energias Renováveis. A Vulcano foi a primeira marca a entrar neste programa o qual visa a criação de condições que permitirão aos particulares beneficiar da aquisição, instalação, manutenção e garantia de equipamentos de energia solar térmico em edifícios habitacionais, através de várias instituições bancárias com condições preferenciais.

 

2010

Em 2010, a Vulcano lançou uma nova gama de soluções de Ar Condicionado, que marcou a entrada da marca neste mercado. A Vulcano acrescentou, assim, uma nova área de negócio à sua oferta de soluções de aquecimento de água e aquecimento central, com vista à integração de soluções de climatização para um conforto térmico total da casa.

Ainda este ano, a Vulcano lançou uma nova caldeira mural de condensação mais eficiente e amiga do ambiente: Lifestar Green.

 

2011

O esquentador Sensor HDG venceu a edição de 2011 do "Prémio Produto Inovação COTEC-Unicer" destinado a distinguir os produtos mais inovadores desenvolvidos em Portugal.

Lançamento do esquentador termostático Sensor Atmosférico, uma grande evolução para o conforto, com características diferenciadoras e ecológicas. Compatível com soluções solares.

Ainda este ano a Vulcano lançou a gama de Bombas de Calor Ar/Água ClimaEco que aproveitam os recursos energéticos alternativos disponíveis, minimizando o impacto no meio ambiente.

 

2012

A Vulcano lança um novo website, com nova imagem e funcionalidades, com o objetivo de reforçar os valores da marca e o seu posicionamento no mercado.

Para melhorar a eficiência energética da casa dos portugueses, a Vulcano disponibiliza um novo serviço: Certificação Energética - Certificação Mais.

 

2013

A Vulcano desenvolve e produz o Esquentador Sensor Compacto de exaustão estanque. Esta inovação permite um controlo termostático, com a possibilidade de selecionar a temperatura grau a grau. Aliado ao seu conforto garante menores consumos de gás e água.

O Livro da Vulcano " Manual de Instalação de Sistemas Solares Térmicos", foi lançado no seguimento da aposta da marca na formação de profissionais e futuros profissionais do setor, através da partilha do conhecimento e experiência adquirido pela marca na área de sistemas solares térmicos.

Criação do Selo Portugalidade, onde a Vulcano pretende se destacar como uma marca portuguesa líder de mercado.

 

2014

A Vulcano lança um Simulador de Poupança de Esquentadores Termostáticos que permite calcular o grau de poupança com a gama de esquentadores da marca.

Apostando na proximidade com as crianças, a Vulcano desenvolveu a App "Aprender Tecnologia e Energia", uma aplicação educativa e gratuita que promove o conhecimento nestas áreas de forma interativa e dinâmica. Com o mesmo objetivo foi lançado a Banda Desenhada "Vamos todos Mudar".

Lançamento da página oficial de Facebook Vulcano Portugal.

 

2015

A Vulcano lança o novo Sensor Connect: o primeiro Esquentador Termostático compacto com frente em vidro negro, painel touch e o único com tecnologia de conectividade – uma aplicação que possibilita o seu controlo através de um smartphone ou tablet.

O novo Sensor Connect é uma novidade no mercado pela sua avançada tecnologia, com design exclusivo e inovador. Disponível nos modelos de 12 e 15 litros, o mais avançado Esquentador do mercado é de fácil instalação, incentivando a ambientes modernos e exclusivos. Para além de permitir a seleção grau a grau da temperatura, está equipado com um ventilador modulante, oferecendo um melhor desempenho e uma poupança de gás até 35%. 

Com o Sensor Connect nunca a tecnologia da Vulcano foi tão longe em termos de inovação e desenvolvimento, respeito pelo ambiente, pela economia, pelo conforto e pela segurança das famílias.

O Esquentador Sensor Connect venceu a edição de 2015 do "Prémio Produto Inovação COTEC-Unicer" destinado a distinguir os produtos mais inovadores desenvolvidos em Portugal.

 

Dúvidas

A Vulcano dispõe de uma equipa especializada para esclarecer as suas dúvidas.

Esclareça as sua dúvidas!

Notícias Vulcano em 1ª mão

Consulte as notícias mais recentes da Vulcano nas mais diversas aréas.

Mantenha-se informado aqui!