Associação de Almancil adota soluções Vulcano para reduzir consumo energético

 

 

18 DE FEVEREIRO DE 2013

A significativa redução nos consumos de energia e a preocupação com o meio ambiente foram as duas premissas base para o projeto de instalação de um sistema solar térmico e de climatização da Vulcano, na ASCA - Associação Social e Cultural de Almancil.

A Vulcano foi a marca selecionada para a instalação de um sistema solar térmico e de um sistema de climatização na Associação Social e Cultural de Almancil - ASCA. O empreendimento de solidariedade social, localizado em Almancil, concelho de Loulé, conta agora com a garantia de um maior conforto e poupança que permitirá reduzir em 60% ao ano o consumo de energia associado à necessidade de produção de águas quentes sanitárias.

A Associação Social e Cultural de Almancil foi equipada com um sistema solar térmico composto por 7 coletores solares FKC2 e respetivo sistema de gestão e controlo, devidamente dimensionado às necessidades de consumo e integrado com o sistema existente, nomeadamente permutador de placas, depósito de acumulação e caldeira de aquecimento a gás, que permite otimizar os gastos energéticos. Em simultâneo, foi instalado um sistema de climatização Multisplit Prime Inverter, constituído por 41 unidades interiores associadas a 15 unidades exteriores.

Paralelamente à redução dos consumos de energia, este projeto foi também concebido sob aliança de um compromisso ecológico, evitando a emissão de gases poluentes. A adoção do sistema solar térmico instalado, evita o consumo de gás propano na ordem dos 1.600Kg ao ano. Já a emissão de gases com efeito de estufa também é reduzida, evitando-se com este sistema cerca de 5 toneladas de CO2 por ano.

A ASCA é uma instituição particular sem fins lucrativos que integra vários serviços, entre os quais um lar de idosos, centro de dia, serviço de apoio domiciliário, refeitório social e acompanhamento social, fundamental no apoio à comunidade local onde se insere.

Este projeto esteve a cargo da empresa Releve Energia, sediada em Faro, parceira da Vulcano e teve como objectivos principais a melhoria efetiva do conforto e a otimização dos gastos operacionais da ASCA.

Download Press Release (PDF 0,11 MB)