Vulcano lança manual técnico de Instalação de Sistemas Solares Térmicos

 

 

06 DE MARÇO DE 2013

Formação Vulcano edita livro dirigido a profissionais e contexto académico

A Vulcano apresenta, em parceria com a editora Publindústria, o Manual de Instalação de Sistemas Solares Térmicos, um livro técnico onde a marca líder de mercado partilha a sua experiência e conhecimento nesta área, contribuindo para a qualificação dos profissionais e, consequentemente, para o desenvolvimento do setor.

Da autoria de Luís Rodrigues de Carvalho, Tiago Teixeira, Vítor Calado e Joaquim Barbosa e sob coordenação de Ismael Leite, responsável de formação da Vulcano, este manual apresenta os princípios e boas práticas de instalação de sistemas solares térmicos, visando a otimização da sua performance e adequabilidade às características específicas de cada projeto. Um guia técnico e prático, dirigido aos profissionais do setor, bem como ao contexto académico, nomeadamente professores e alunos na área das energias renováveis.

O projeto surge no âmbito da área de formação da Vulcano, que nos centros de formação acreditados de Lisboa e Aveiro, ministra cursos em diversas áreas de especialização, com destaque para o solar térmico, que corresponde a cerca de 33% da oferta formativa, em resposta às necessidades dos profissionais do setor.

O desempenho eficiente dos sistemas e a sua durabilidade está intrinsecamente relacionada com a prestação da instalação em todas as fases. O Manual de Instalação de Sistemas Solares Térmicos aborda todo o processo desde a seleção dos materiais ao dimensionamento e manutenção, incluindo temas como conceitos e grandezas físicas, dimensionamento dos sistemas, tecnologias, tipologias de sistemas, esquemas hidráulicos, o planeamento e a preparação dos trabalhos, segurança do trabalho e manutenção preventiva.

Segundo Ismael Leite, coordenador da formação da Vulcano, “A aposta na formação e no desenvolvimento das competências dos profissionais e futuros profissionais é um elemento chave para a dinamização das energias renováveis em Portugal e para a implementação dos planos estratégicos nacionais de eficiência energética, que definem metas e objetivos bastante ambiciosos para o nosso país.”

O livro está disponível para venda online em www.engebook.com e em livrarias especializadas por todo o país. PVP Recomendado: 20,00 €

Sobre os Autores

Luís Miguel Rodrigues de Carvalho

Bacharel em Engenharia Eletrotécnica (2004) – Ramo de Energia e Automação, pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL), licenciado em Engenharia

Eletrotécnica – Ramo de Energia e Automação, pela mesma instituição (2008) e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Universidade de

Trás-os-Montes e Alto Douro (2012). Possui ainda CAP de Técnico Superior de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho (2004), Projetista de

Energia Solar Térmica e Instalador de Energia Solar Térmica pelo INETI (2007).

Desde o ano 2000 que se dedica à área da Climatização e Energias Renováveis, tendo trabalhado em várias empresas do setor como formador,

projetista, comercial e apoio pós-venda.

Atualmente exerce funções técnicas no departamento da formação, documentação e suporte técnico na empresa Bosch Termotecnologia S.A.

Tiago Manuel Machado Teixeira

Licenciado em Engenharia Mecânica (2006) – Ramo de Termodinâmica Aplicada e Energia, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). Desde o início da sua carreira profissional que se dedica ao mercado da Climatização e Energia, iniciando em 2007 o seu percurso na área da climatização, desempenhando funções comerciais, gestão de obra e projeto.

No ano 2008 iniciou o seu percurso no ramo da Energia, desempenhando funções de formador técnico, acompanhamento em obra e elaboração de documentação de sistemas solares térmicos, sistemas de produção de águas quentes sanitárias e sistemas de climatização ambiente na empresa Bosch Termotecnologia S.A.

Atualmente exerce funções de Engineering and Projects Manager na empresa Bosch Termotecnologia S.A.

Vítor Manuel Lourenço Calado

Tem o Curso Profissional de Eletricidade (1988) e o Curso Técnico-Profissional de Instalações Elétricas pela Escola Secundária Marquês de Pombal (1995). Possui também Formação de Formador de Equipamentos Solares Térmicos (2005). Desde 1988 que se dedica à área da Climatização, exercendo as funções de assistência, manutenção e controle de qualidade.

Atualmente exerce funções técnicas no departamento da formação, documentação e suporte técnico na empresa Bosch Termotecnologia S.A.

Joaquim Carlos Lopes Barbosa

Bacharel em Engenharia Eletrónica e de Automação (2002) pelo Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGAYA) e licenciado em Engenharia Eletrónica e de Automação (2007) pela mesma instituição.

Desde o ano de 1998 que se dedica à área da Climatização e Energias Renováveis, tendo exercido funções em várias empresas do setor, como responsável técnico e formador técnico.

Atualmente exerce funções técnicas no departamento da formação, documentação e suporte técnico na empresa Bosch Termotecnologia S.A.

Download Press Release (PDF 0,11 MB)