Historial

Conheça a história da Vulcano até aos dias de hoje
A Vulcano iniciou a sua atividade em Cacia, Aveiro, a 17 de Março de 1977 e dedicou-se à fabricação e comercialização de esquentadores a gás em Portugal. Conheça a história da marca até aos dias de hoje.
  • 1977

    A Vulcano iniciou a sua actividade em Cacia, Aveiro, a 17 de Março de 1977. Dedicou-se à fabricação e comercialização de esquentadores a gás em Portugal, baseando o seu funcionamento num contrato de licenciamento com a Robert Bosch para a transferência da tecnologia utilizada pela empresa alemã para produção dos seus esquentadores.

  • 1983

    A empresa introduz a marca Vulcano para o mercado Português.

  • 1985

    Em apenas 2 anos, a marca Vulcano torna-se líder no mercado de esquentadores em Portugal.

  • 1988

    A Vulcano é a 2ª Empresa a obter a Certificação do Sistema de Qualidade.

    Com a aquisição da maioria do capital pelo Grupo Bosch, as Instalações Fabris Vulcano passam a integrar a divisão de Termotécnica da Bosch, que transfere para Portugal competências e equipamento existentes iniciando um processo de especialização dentro do Grupo.

  • 1992

    A Vulcano Termodomésticos SA atinge a liderança europeia de esquentadores a gás.

  • 1993

    Criação de um Centro de Investigação e Desenvolvimento (I &D) que permitiu à Vulcano ir apresentando sucessivas inovações no mercado, a nível mundial.

    A Vulcano torna-se líder incontestada de mercado, reconhecida como a marca tecnologicamente mais evoluída, sendo este o fruto de uma bem sucedida estratégia de investimento em Investigação & Desenvolvimento.

  • 1994

    A Vulcano desenvolve e introduz o primeiro esquentador Inteligente no mercado, com ignição electrónica por baterias. Esta inovação provoca uma total revolução no mercado de esquentadores e permite à empresa a consolidação da liderança do mercado nacional e europeu.

    Este lançamento é acompanhado com outros desenvolvimentos, desde o novo automático de água em poliamida até ao posterior e bem conhecido esquentador CLICK.

  • 1995

    Beneficiando de sinergias no desenvolvimento de aparelhos de queima a gás (esquentadores), a Vulcano Termodomésticos SA iniciou, em 1995 a produção de um novo modelo de caldeiras murais a gás, constituindo hoje parte importante do negócio.

  • 1999

    A Vulcano produz mais de 1 milhão de esquentadores.

  • 2000

    É lançado o esquentador mais evoluído do mercado, utilizando uma inovação mundial e exclusiva, patenteada pela Vulcano: hidrogerador mais pequeno do mundo dando origem ao novo esquentador Click HDG.

  • 2001

    Escreve-se mais uma página na história do mercado dos esquentadores. Após vários anos de pesquisa e desenvolvimento, a Vulcano lança no mercado uma nova dimensão de esquentadores agora, compactos, que reduzem em cerca de 27% o tamanho do aparelho.

  • 2002

    Líder do mercado europeu desde 1992, e terceiro produtor mundial de esquentadores, a Vulcano Termodomésticos SA torna-se Centro de Competência com responsabilidade Mundial no Grupo Bosch do produto esquentador, estando sob a sua tutela a concepção e desenvolvimento de novos aparelhos bem como a sua fabricação e comercialização.

  • 2003

    Reforço da liderança tecnológica com o lançamento do esquentador Sensor Plus com controlo remoto e do World One com capacidade para 24 l/mn (apenas para o mercado Americano).

    Ainda em 2003, a Vulcano obteve a Certificação de Qualidade actualizada para ISO 9001-2001 e a Certificação Ambiental de acordo com a norma ISO 14001. Estas certificações são o reconhecimento da utilização dos mais elevados padrões de qualidade, da integração harmoniosa e participativa no meio em que a Vulcano se insere, e o total respeito pelas normas ambientais.

  • 2004

    A dimensão reduzida dos aparelho passam a ser standard da Vulcano, e é neste ano que lançamos a nova caldeira mural a gás, a Babystar também formato compacto.

    A Vulcano passa a ser certificada pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação, em conformidade com o sistema de gestão da qualidade com a norma internacional ISO 9001:2000.

    A nível da Assistência Técnica, foram definidos critérios rigorosos de nível de serviço de qualidade, criando e implementando o conceito de Assistência Certificada.

  • 2005

    Neste ano de 2005, a Vulcano volta a revolucionar o mercado apresentando uma nova gama de esquentadores compactos, com design totalmente renovado. A Vulcano alia a este lançamento um conjunto de acções, nomeadamente didácticas que forçam a liderança também nos aspectos de segurança.

    A Vulcano decide apostar numa nova área de negócio: a Energia Solar. É uma aposta no ambiente e nas energias renováveis antecipando-se mais uma vez aos imperativos legais e às necessidades da sociedade.

    Também aliado às preocupações ambientais, a marca Vulcano lança a nova gama de caldeiras murais a gás: a Greenstar. Esta caldeira utiliza a tecnologia de condensação, que permite a eficiência e simultaneamente reduzir as emissões de CO2 e NOx para o meio ambiente.

    Foi obtido neste ano o Registo no EMAS, sendo este o Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria instituído pelo Regulamento (CE) nº 761/2001 de 19 de Março e tem por objectivo a avaliação e melhoria do desempenho ambiental das organizações. A Vulcano mostra que é uma empresa que se posiciona entre as melhores nesta matéria.

    São investidos 3,6 milhões de Euros em Investigação e Desenvolvimento, cerca de 2,5% do volume de negócios da Vulcano e quatro vezes mais que a média nacional.

  • 2006

    Os esquentadores da Vulcano Click HDG e Click! ganham o prémio internacional 2006 de design industrial 'iF', num dos concursos mais conceituados a nível mundial na área do design industrial.

    Mantendo-se fiel à política de investimento em Investigação & Desenvolvimento, a Vulcano lança no mercado a segunda geração de esquentadores ventilados, agora em formato compacto: Click! Ventilado Compacto.

    Ainda em 2006 é introduzida no mercado a caldeira mural a gás, a Lifestar, que vem proporcionar ao utilizador mais conforto com versões até 28-30kW nas águas quentes sanitárias e no controlo da caldeira através do seu display digital LCD.

    Estas inovações estão inseridas em 2 vectores: conforto (mais potência, facilidade de manuseamento e controlo) e segurança (versões ventiladas, display com modo de diagnóstico, códigos de anomalia, entre outros).

    São estas e outras inovações que ao longo dos anos têm garantido à Vulcano a liderança no mercado de água quente.

  • 2007

    A designação social de Vulcano Termodomésticos S.A. foi alterada para BBT Termotecnologia Portugal S.A. a 1 de Fevereiro de 2007, alinhando-a desta forma com a designação do Grupo.

    Em 2007, comemorou-se a produção da Caldeira Vulcano 1 Milhão (Lifestar) e do Esquentador Vulcano 15 Milhões (Click! Ventilado de 14 litros).

    A Vulcano reforça a sua aposta na área de solar lançando uma nova gama de soluções solares. Foram também introduzidos no mercado novos produtos como os termoacumuladores eléctricos - gamas NaturaAqua e EasyAqua - e os emissores térrmicos - gamas domótica, digital e electrónica.

  • 2008

    A designação social da BBT Termotecnologia Portugal S.A. foi alterada para Bosch Termotecnologia S.A. a 1 de Janeiro de 2008, estabelecendo uma identificação clara como parte do Grupo.

  • 2009

    A Vulcano lançou no mercado a gama de esquentadores termostáticos: Sensor Ventilado, Sensor Green, Sensor Estanque e Sensor HDG. Os esquentadores termostáticos da Vulcano permitem seleccionar a temperatura da água grau a grau, são compatíveis com os sistemas solares e garantem a máxima estabilidade da temperatura da água. Esta inovação electrónica permite, adicionalmente, obter economia de gás.

    A Vulcano renovou a sua identidade com o objectivo de reforçar dos seus valores e posicionamento no mercado. Pioneirismo, vanguarda, confiança e nacionalidade são os pilares da nova estratégia de marketing e comunicação da empresa.

    Em 2009, a Vulcano lançou ainda no mercado português a nova caldeira mural de condensação Aquastar Green da Vulcano. A tecnologia de condensação permite garantir mais eficiência e simultaneidade e reduzir a emissão de CO2 e NOx para o ambiente.

    No âmbito das energias renováveis, o Ministério da Economia e da Inovação, lançou o Programa de Incentivos à utilização de Energias Renováveis. A Vulcano foi a primeira marca a entrar neste programa o qual visa a criação de condições que permitirão aos particulares beneficiar da aquisição, instalação, manutenção e garantia de equipamentos de energia solar térmico em edifícios habitacionais, através de várias instituições bancárias com condições preferenciais.

  • 2010

    Em 2010, a Vulcano lançou uma nova gama de soluções de Ar Condicionado, que marcou a entrada da marca neste mercado. A Vulcano acrescentou, assim, uma nova área de negócio à sua oferta de soluções de aquecimento de água e aquecimento central, com vista à integração de soluções de climatização para um conforto térmico total da casa.

    Ainda este ano, a Vulcano lançou uma nova caldeira mural de condensação mais eficiente e amiga do ambiente: Lifestar Green.

  • 2011

    O esquentador Sensor HDG venceu a edição de 2011 do "Prémio Produto Inovação COTEC-Unicer" destinado a distinguir os produtos mais inovadores desenvolvidos em Portugal.

    Lançamento do esquentador termostático Sensor Atmosférico, uma grande evolução para o conforto, com características diferenciadoras e ecológicas. Compatível com soluções solares.

    Ainda este ano a Vulcano lançou a gama de Bombas de Calor Ar/Água ClimaEco que aproveitam os recursos energéticos alternativos disponíveis, minimizando o impacto no meio ambiente.

  • 2012

    A Vulcano lança um novo website, com nova imagem e funcionalidades, com o objetivo de reforçar os valores da marca e o seu posicionamento no mercado.

    Para melhorar a eficiência energética da casa dos portugueses, a Vulcano disponibiliza um novo serviço: Certificação Energética - Certificação Mais.

  • 2013

    A Vulcano desenvolve e produz o Esquentador Sensor Compacto de exaustão estanque. Esta inovação permite um controlo termostático, com a possibilidade de selecionar a temperatura grau a grau. Aliado ao seu conforto garante menores consumos de gás e água.

    O Livro da Vulcano "Manual de Instalação de Sistemas Solares Térmicos", foi lançado no seguimento da aposta da marca na formação de profissionais e futuros profissionais do setor, através da partilha do conhecimento e experiência adquirido pela marca na área de sistemas solares térmicos.

    Criação do Selo Portugalidade, onde a Vulcano pretende se destacar como uma marca portuguesa líder de mercado.

  • 2014

    A Vulcano lança um Simulador de Poupança de Esquentadores Termostáticos que permite calcular o grau de poupança com a gama de esquentadores da marca.

    Apostando na proximidade com as crianças, a Vulcano desenvolveu a App "Aprender Tecnologia e Energia", uma aplicação educativa e gratuita que promove o conhecimento nestas áreas de forma interativa e dinâmica. Com o mesmo objetivo foi lançado a Banda Desenhada "Vamos todos Mudar".

    Lançamento da página oficial de Facebook Vulcano Portugal.

  • 2015

    A Vulcano lança o novo Sensor Connect: o primeiro Esquentador Termostático compacto com frente em vidro negro, painel touch e o único com tecnologia de conectividade – uma aplicação que possibilita o seu controlo através de um smartphone ou tablet.

    O novo Sensor Connect é uma novidade no mercado pela sua avançada tecnologia, com design exclusivo e inovador. Disponível nos modelos de 12 e 15 litros, o mais avançado Esquentador do mercado é de fácil instalação, incentivando a ambientes modernos e exclusivos. Para além de permitir a seleção grau a grau da temperatura, está equipado com um ventilador modulante, oferecendo um melhor desempenho e uma poupança de gás até 35%.

    Com o Sensor Connect nunca a tecnologia da Vulcano foi tão longe em termos de inovação e desenvolvimento, respeito pelo ambiente, pela economia, pelo conforto e pela segurança das famílias.

    O Esquentador Sensor Connect venceu a edição de 2015 do "Prémio Produto Inovação COTEC-Unicer" destinado a distinguir os produtos mais inovadores desenvolvidos em Portugal.

  • 2016

    A Vulcano ganhou o prémio Marca de Confiança Ambiente 2016. Esta confiança resulta da importância que a marca dá à relação com os consumidores, e demonstra a dedicação, fiabilidade e qualidade que nos caracteriza ao longo dos anos.

    Em 2016, a Vulcano lançou o Control Connect, um termóstato inteligente e programável com conexão Wi-Fi e com um design exclusivo e inovador, que faz parte da nova geração de soluções Vulcano que vêm aumentar o conforto, proporcionando uma maior eficiência em casa.

  • 2017

    2017 é o ano em que a Vulcano celebra o seu 40º aniversário e para assinalar a data lançou uma campanha publicitária multimeios sob o mote “40 anos no coração dos Portugueses”. Com esta campanha, a marca pretende homenagear os seus consumidores, aumentando perceção sobre o vínculo emocional que existe entre ambos. Ao longo das últimas quatro décadas, a Vulcano tem sido a escolhida para garantir o conforto em casa dos portugueses.

    Os leitores das Selecções do Reader’s Digest elegeram pela segunda vez consecutiva a Vulcano, marca portuguesa líder em soluções de Água Quente e Solar Térmico, como Marca de Confiança 2017 na categoria Esquentadores.

    A Vulcano venceu a 9ª edição dos Green Project Awards na categoria produto ou serviço com o Esquentador Sensor Connect, o primeiro esquentador termostático compacto com tecnologia de conectividade, produzido em Portugal, com design exclusivo e inovador.