Termoacumuladores

Selecção do aparelho mais adequado à sua situação

Precisa de um termoacumulador e não sabe qual? A Vulcano tem à sua disposição uma vasta gama de soluções para o fornecimento de água quente para consumo doméstico e aquecimento central. Encontre aqui a sua solução Vulcano!

Apresentação

A Vulcano tem à sua disposição uma vasta gama de soluções para o fornecimento de água quente sanitária.

Os termoacumuladores da Vulcano proporcionam aquecimento de águas sanitárias por acumulação, i.e., o volume de água sanitária no interior do acumulador com recurso a gás (gama S) ou a electricidade (gamas EasyAqua, NaturaAqua ou PrimeAqua).

Produção de AQS por acumulação

Designamos por Água quente sanitária (A.Q.S.) as águas de consumo doméstico que se pretendam a uma temperatura superior à que é fornecida pela rede de abastecimento público, podendo ser produzidas ou por um esquentador, por um termoacumulador, ou por uma caldeira ou um sistema constituído por uma caldeira e acumulador.

A produção de AQS por acumulação é especialmente indicada em sistemas onde a simultaneidade no consumo é o factor primordial, permitindo fornecer a água quente necessária ao período de pico estipulado sem necessidade de potência de pico que de outra forma seria extremamente elevada.

É fundamental na selecção de um sistema de AQS por acumulação, a estimativa correcta do perfil horário de consumo ao logo do dia, com vista a dimensionar a capacidade do deposito de acumulação necessária.

Conforto

O termoacumulador permite a estabilidade de caudal e temperatura no fornecimento em simultâneo de AQS a vários pontos de consumo, em virtude da disponibilidade de um volume de AQS acumulado e disponível à temperatura desejada.

Necessidades

Utilização de energia eléctrica

Os equipamentos para aquecimento das AQS com recurso a energia eléctrica com base no efeito de Joule (i.e. através de uma resistência eléctrica simples) apresentam um factor de eficiência de cerca de 1 na conversão de energia eléctrica em calor.

Tendo em conta as limitações da potencia máxima que é possível instalar numa rede eléctrica doméstica, monofásica de baixa tensão, as potencias térmicas disponíveis são muito reduzidas (da ordem de 1,5kW) quando comparadas com a utilização de aparelhos a gás (da ordem dos 25kW). Em consequência os tempos de reaquecimento do depósito de acumulação eléctrico até à temperatura de consumo poderão chegar a várias horas, donde, é importante a correcta previsão do perfil de consumo ao longo do dia, e o adequado dimensionamento da capacidade do depósito correspondente.

Distribuição do volume consumido ao longo do dia

A título indicativo, a tabela seguinte apresenta a relação entre os valores típicos de consumo de AQS por tipo de aplicação, e o equipamento necessário para satisfazer as necessidades. Estes valores poderão variar de acordo com os hábitos de consumo.

Termoacumuladores Eléctricos

Simples
Cozinha
Lavatório
Duche
Banheira
Simultaneo
Cozinha + Lavatório
Cozinha + Lavatório + Duche
Duche + Duche
Banheira + Banheira
Duche + Duche + Duche
Banheira + Banheira + Banheira
Banheira + Banheira + Banheira + Banheira
Termoacumuladores a Gás
Pontos de Tiragem
Simples
Cozinha
Lavatório
Duche
Banheira
Simultâneo
Cozinha + Lavotório
Cozinha + Lavatório + Duche
Duche + Duche
Banheira + Banheira
Duche + Duche + Duche
Banheira + Banheira
Duche + Duche + Duche
Banheira + Banheira + Banheira
Banheira + Banheira + Banheira + Banheira
Naturaaqua
15 l
R
R
Capacidade
S
S120K
O
O
O
R
Easyaqua e Naturaaqua
30/35l
O
O
S160K
O
O
R
50l
R
R
S190K
O
O
R
75/80l
O
R
O
R
R
S290K
O
R
100l
O
O
O
R
R
O
Natura Aqua
150l
O
O
R
200l
O
R
300l
O

Legenda:

O = Óptimo

R = Recomendado

Notas:

1 a informação deste quadro está condicionada a um correcto dimensionamento da tubagem.

2 a Vulcano considera um consumo recomendado: cozinha 20l, lavatório 20 l, duche 80l e banheira 100l.

3 a selecção de capacidade foi efectuada com pressupostos de: 15ºC de água fria, 60ºC de água acumulada e utilização a 40ºC.

Eficiência Energética

Como sistema de apoio ao solar térmico

Através do controlo da temperatura de acumulação (definido pelo utilizador), permitem que a energia eléctrica ou gás consumidos sejam apenas o necessário até atingir a temperatura desejada. Caso o sistema solar garanta já o fornecimento de AQS não será consumida energia, garantindo assim total poupança.

Para tal o equipamento deverá estar em séria com o sistema solar térmico, garantindo que a água fria é aquecida em primeiro lugar pela energia solar e só em caso de ausência de radiação compensada a temperatura em falta com energia de apoio.

Rendimento da resistência eléctrica por efeito de joule

O rendimento típico de aquecimento por efeito de joule (i.e. através de resistência eléctrica simples) apresenta um factor de cerca de 1.

Deverá ser tido em consideração que apesar do rendimento aparentemente superior dos equipamentos eléctricos relativamente aos equipamentos a gás, para efeitos de certificação energética de uma habitação, o consumo de energia eléctrica é fortemente penalizado, conduzindo a uma classe inferior.

Reduzidas perdas térmicas do depósito

Os depósitos Vulcano são construídos com recursos a um isolamento térmico de elevada qualidade garantindo um nível muito reduzido de perdas térmicas nos intervalos de consumo de AQS. Este factor é primordial na redução efectiva de consumo energético destas aplicações.